Aproveitamento do lodo têxtil (LOTEX) como insumo na produção de concretos sustentáveis. O projeto investiga as propriedades mecânicas e ambientais de misturas com adições alternativas.
Este projeto visa avaliar materiais alternativos como cinzas vegetais e lodos de ETA/ETE na formulação de cimentos LC3, com foco na redução da emissão de CO₂. A proposta inclui parceria internacional com a EPFL (Suíça) e tem como objetivo fortalecer a pesquisa sobre cimentos sustentáveis na região Nordeste.
Projeto em parceria com a Universidade de Ottawa (Canadá) com foco na análise da cinética de mecanismos expansivos em concretos com MCS. A pesquisa envolve ensaios prolongados e técnicas avançadas de avaliação da deterioração.
Investigação do desempenho de misturas cimentícias contendo escória de alto-forno como substituição parcial ao clínquer em sistemas de construção sustentável.
O projeto visa à implantação de uma Célula BIM na UFPE no âmbito do Projeto Construa Brasil, com foco na transformação digital na graduação. Envolve capacitação, desenvolvimento de projetos pilotos e integração do BIM à Indústria 4.0.
Aplicação de técnicas de otimização robusta e confiável em problemas estruturais, com foco em comportamento não linear, incertezas nos materiais e segurança estrutural.
Desenvolvimento de modelos analíticos e computacionais para avaliar estruturas submetidas a múltiplos domínios físicos, com aplicações em energia renovável e engenharia estrutural.
Análise numérica e experimental da propagação de incêndios em estruturas civis, com foco em segurança estrutural, evacuação e desempenho de materiais sob altas temperaturas.
Análise experimental do comportamento de estacas granulares ancoradas em solos expansivos sujeitos a ciclos de secagem e umedecimento. Estudo focado em estabilidade e durabilidade de fundações em ambientes tropicais.
Estudo da aplicação de camadas de cobertura oxidativas e adsorventes para mitigar emissões de gases de efeito estufa em aterros sanitários. O projeto contempla simulações numéricas e ensaios em campo no agreste pernambucano.
Análise integrada de riscos geotécnicos com foco na estabilidade de encostas urbanas e intervenções emergenciais. O projeto utiliza ferramentas digitais para mapeamento e simulação de cenários críticos no Recife e Jaboatão.
Rede nacional de pesquisa para formulação de estratégias de segurança hídrica, políticas públicas e adaptação à mudança climática. O projeto promove articulação entre universidade, governo e setor produtivo.
O projeto busca desenvolver soluções inovadoras de drenagem urbana com base em infraestrutura verde, promovendo sustentabilidade, resiliência e melhoria da qualidade da água nas cidades.
Foco no uso de práticas de baixo impacto (LID) e soluções baseadas na natureza para controle de enchentes e integração com comunidades vulneráveis, com ações piloto em áreas urbanas de Recife.
Simulação de reservatórios com acoplamento entre fluxo e geomecânica utilizando modelos constitutivos elasto-plásticos. Envolve formulações em volumes finitos aplicadas a malhas não-estruturadas e visa o aprimoramento da previsão de produção sob incertezas.
Projeto voltado à simulação multifísica em meios porosos deformáveis, considerando a interação rocha-fluido. Inclui métodos numéricos avançados e análise de impacto da deformação nos processos de produção em reservatórios petrolíferos.
O projeto de pesquisa trata da Biorremediação de Compostos Perigosos (Projeto RECAL) com participação da Universidade do Arizona (EUA), Universidade de Toronto (Canadá), Universidade Autônoma de Madri (Espanha), Universidade Nacional Autonoma do México (UNAM) e Universidade Ruhr de Bochum (Alemanha). Destaca-se que o projeto é desenvolvido em colaboração com a indústria, por meio de participação com a empresa multinacional Dupont.
Núcleo de excelência dentro do programa PRONEX da FACEPE e CNPq envolvendo grupos de pesquisas consolidados da UFPE - Campus Recife e USP-EESC, além de grupos emergentes na própria UFPE (Centro Acadêmico do Agreste em Caruaru), na área de tratamento e reúso de efluentes e lodos domésticos e industriais.
Proposição de políticas públicas para manutenção do acervo arquitetônico e eficiência da atividade logística em cidades históricas brasileiras. O projeto aborda desafios de mobilidade urbana com foco na sustentabilidade e preservação patrimonial.
Análise dos efeitos das deficiências nas políticas públicas de mobilidade urbana no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com destaque para os entraves institucionais e caminhos para soluções estruturais no Brasil.
Projeto que investiga o uso de crowdshipping para integrar o transporte público de pessoas e mercadorias em ambientes urbanos densos, promovendo maior eficiência, sustentabilidade e inovação na logística de última milha.