O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFPE realiza um acompanhamento sistemático de seus egressos, com o objetivo de avaliar o impacto da formação acadêmica nas trajetórias profissionais e pessoais de mestres e doutores formados. As análises desenvolvidas pela PROPG/UFPE, com base em dados coletados 5, 10 e 15 anos após a conclusão dos cursos, evidenciam a sólida inserção dos egressos do PPGEC no mercado de trabalho, no meio acadêmico e em diversas instâncias da sociedade.
Quando questionados sobre suas perspectivas de carreira após a conclusão do curso no PPGEC, uma expressiva parcela dos egressos revelou intenções de continuar na formação acadêmica: 28,2% pretendem realizar pós-doutorado, enquanto outros 20,5% desejam cursar o doutorado. Esses dados demonstram o impacto positivo do programa na motivação para a continuidade da vida científica.
Mais de 71% dos egressos do PPGEC entraram no mercado de trabalho em até 12 meses após a conclusão do curso, e 82,1% estão atualmente empregados em áreas diretamente relacionadas à sua formação. Os dados revelam uma elevada sinergia entre os conteúdos ofertados pelo programa e as demandas reais do mercado de trabalho.
A maioria dos egressos atua em instituições públicas, muitos deles exercendo funções de docência e pesquisa. Também se observa uma presença significativa no setor privado, com atuação como profissionais liberais, consultores e empreendedores, refletindo a versatilidade da formação oferecida.
Mais da metade dos egressos do PPGEC ocupa posições estratégicas em instituições públicas ou privadas. Cerca de 64,1% afirmam exercer funções de liderança ou gestão, sendo que 62% recebem rendimentos mensais superiores a sete salários mínimos, demonstrando valorização da formação recebida.
A formação no PPGEC promoveu aumento da renda de aproximadamente 70% dos egressos. Além disso, a maioria dos respondentes percebe que o curso contribuiu significativamente para sua qualificação profissional e ampliou suas oportunidades de inserção e ascensão no mercado de trabalho.
As avaliações dos egressos sobre o PPGEC revelam altos índices de satisfação. Mais de 90% dos participantes classificaram como “bom” ou “ótimo” os aspectos pedagógicos, a atuação da coordenação, o atendimento da secretaria e a infraestrutura ofertada, incluindo laboratórios, salas de aula, biblioteca e métodos de ensino.
No campo das contribuições científicas e institucionais, 47% dos egressos relataram que suas pesquisas contribuíram substancialmente para o avanço do conhecimento em suas áreas de atuação. Além disso, 42,7% indicaram que a formação no PPGEC teve influência direta na melhoria de processos de gestão e na tomada de decisões em seus ambientes profissionais.
Mais de 85% dos egressos relataram ter publicado entre 1 e 5 artigos após a conclusão do curso, o que evidencia o estímulo à produção científica de qualidade. Além disso, cerca de 14% afirmaram ter participado da criação ou gestão de novos negócios, reforçando o perfil empreendedor e inovador promovido pelo programa.
Quase 40% dos egressos informaram que engajaram-se em ações voltadas à responsabilidade social e à sustentabilidade, após a conclusão do curso. Esse envolvimento destaca o compromisso ético e social fomentado ao longo da formação no PPGEC.
Esses resultados reforçam o papel estratégico do PPGEC/UFPE na formação de profissionais altamente qualificados, com sólida base técnica e científica, capacitados para exercer protagonismo no desenvolvimento sustentável do país, seja na academia, no setor produtivo ou em iniciativas de impacto social.