PPGEC

O Programa O Programa

Laboratórios

O PPGEC conta diretamente com 6 laboratórios coordenados por seus docentes, além de poder contar com a infraestrutura de outros laboratórios tanto da UFPE como de instituições parceiras.

Em março de 2019 a UFPE inaugurou o Laboratório Integrado de Tecnologia em Petróleo, Gás e Biocombustíveis (LITPEG) (https://www.ufpe.br/litpeg), que tem área total de 12.633,80 m². Trata-se de uma edificação moderna, em que 4 das 5 áreas de concentração do PPGEC possuem laboratórios e salas de aula. O LITPEG foi completamente financiado pela Petrobrás e agrega em prédio único vários laboratórios de diferentes áreas de conhecimento, com ações desenvolvidas em caráter multi, inter e transdisciplinar voltadas a todas as cadeias produtivas da indústria do Petróleo, Gás e Combustíveis Renováveis. Além dos laboratórios de pesquisa, o LITPEG possui ampla infraestrutura de apoio, constando de biblioteca, salas de pesquisadores, três auditórios, várias salas de aulas, salas de reunião, videoconferências e de trabalho colaborativo. Para o biênio 2019-2021 o LITPEG é dirigido por um docente do PPGEC.

Laboratório Integrado de Materiais, Estruturas e Construção Civil - LIMEC

O Laboratório Integrado de Materiais, Estruturas e Construção Civil (LIMEC) realiza estudos experimentais de estruturas e materiais. Possui instalações, equipamentos e recursos humanos qualificados para dar apoio às atividades didáticas e de pesquisa nas diversas linhas de pesquisa da Área de Estruturas do PPGEC. Atende as atividades da Graduação (iniciação científica, estágios, TCC) e da Pós-Graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado). Este laboratório também é utilizado por alunos de outras instituições que possuem curso de engenharia civil, e desenvolvem estudos na área de estruturas e materiais na engenharia civil, a exemplo a Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, Universidade de Pernambuco – UPE, Universidade Federal Rural – UFRPE e o Instituto Federal de Pernambuco – IFPE. Por ser uma referência regional, presta de serviços à comunidade, através de convênios com empresas públicas e privadas.

O LIMEC ocupa uma área de 900m2 e está distribuídos em três setores: o setor instrumental de equipamentos para os estudos das propriedades mecânicas; o setor para a produção e confecção de peças, e o setor dedicado ao estudo da microestrutura dos materiais. O LIMEC possui máquinas de vários tipos, tamanhos e cargas para ensaio de estruturas e materiais, do tipo universal, com leitura digital e analógica, além de sistemas para aquisição de dados. Está equipado com laje de reação, fornos para ensaios sob incêndio das estruturas e materiais, com um pórtico equipado com roldanas (talhas) e guinchos manual para transporte de peças para os ensaios. Para a preparação dos materiais há equipamentos como betoneiras de pequeno e grande porte, formas para concreto e argamassas, sala climatizada, além de ferramentas auxiliares adequadas para essas atividades. Em 2017 o setor de estudos de microestrutura dos materiais adquiriu um equipamento de difração de raios X, além de acessórios para a preparação de amostras, com o objetivo de dar suporte aos estudos com aglomerantes, ligantes (cimento, cal hidratada, gesso e materiais pozolânicos), como também aos estudos de novos materiais: aglomerantes, com incorporação de resíduos diversos. Pretende-se ampliar o setor para poder abrigar os estudos com outros materiais, tais como, madeira, polímeros e metais para a indústria da construção civil. Em adição aos equipamentos do LIMEC, os docentes e alunos do PPGEC utilizam a infraestrutura do Laboratório de Tecnologia Mineral- LTM do Departamento de Engenharia de Minas, o Laboratório de Análises Químicas, do Departamento de Química Fundamental, e ainda conta a ajuda de parceiros externos à UFPE, como o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste – CETENE.

Laboratórios Experimentais de Geotecnia (LEG)

Laboratórios Experimentais de Geotecnia (LEG)

Nestes laboratórios desenvolvem-se pesquisas em solos saturados, solos não saturados, e contaminação de solos. Além dos equipamentos tradicionais para estudo de caracterização, compressibilidade, resistência e permeabilidade, tambem dispõe-se de outros equipamentos, tais como, triaxial com controle da trajetória de tensões, permeâmetro Guelph, Tri-flex, células edométricas com e sem controle de sucção, sistema central de ar comprimido, etc. A maior parte deles funcionam com sistema automático de aquisição de dados. Para os trabalhos de campo, o LEG conta com ensaios de palheta, piezocone, dilatômetro, permeâmetro Guelph, análise química de solos, sensor para avaliação de qualidade de água, detector de gases, molinete para medida de vazão, medidores de recalques, tensiômetros e inclinômetros. Devido à grande demanda, em 2016 foi realizada uma reforma ampla na área física destes laboratórios para atender a sua expansão e modernização. Este laboratório abriga alunos de outras instituições além de ser referência na prestação de serviços especializados à comunidade.

Laboratório de Redução de Riscos de Desastres Naturais - LabRRD

Laboratório de Redução de Riscos de Desastres Naturais - LabRRD

Este laboratório é especializado no apoio à análise ao mapeamento de riscos e de vulnerabilidades na UFPE e foi implantado através de convênio com o Ministério da Integração (SEDEC/CENAD/GEGEP/UFPE). O objetivo é a recepção e análise da vulnerabilidade a desastres naturais, elaboração de mapas de riscos e apresentação de proposta de intervenções para prevenção de desastres naturais, tendo como público-alvo os municípios das Regiões Norte e Nordeste. Este laboratório trabalha também no tema Carta Geotécnica, com convênios com o Ministério das Cidades. Dentre os equipamentos do laboratório podem ser destacados um GPS portátil Etrex 10, um GPS portátil Nuvi 40, três máquinas fotográficas e uma trena eletrônica. Tem para uso exclusivo vinte computadores com monitores de 21,5’, nove notebooks, um servidor, uma copiadora multifuncional Color Laserjet; seis impressoras comuns, uma impressora A3; e uma impressora Plotter para impressão de mapas geotécnicos. Tambem possui uma tela de projeção com projetor, uma lousa interativa, uma TV Led 46’; além de mobiliário necessário aos estudos e pesquisas científicas.

Laboratório de Hidráulica, Hidráulica Computacional e Hidrologia

Este Laboratório atende às atividades de ensino, pesquisa e extensão dos docentes do PPGEC que atuam na área de Recursos Hídricos. Ele é composto pelo Laboratório de Hidráulica, pelo Laboratório de Hidráulica Computacional e as áreas experimentais onde ocorrem estudos hidrológicos.

No Laboratório de Hidráulica (LH) podem ser realizadas análises dos esforços existentes no trecho de filtros em poços profundos, análise de desempenho de um conjunto de eletrobomba de grande vazão e a análise experimental de transporte de sedimentos que utiliza ondas de cheia em canais com baixa declividade. O LH ocupa uma área de 600 m2, possui um circuito hidráulico fechado com reservatório de 200 000 litros e sistema de bombeamento para vazão de até 80 L/s, diversos tipos de vertedores, réguas limnimétricas, comportas, tanques e reservatórios com distintos formatos e capacidade. Possui também canais com trecho de amortização de velocidade e uniformização de fluxo, com possibilidade de utilização de leito móvel, além de caixas coletoras com dispositivos de transporte e pesagem de sedimentos. Possui também um canal de declividade variável, com estrutura metálica e painéis de acrílico com largura de 40cm e comprimento de 15,00 m. Possui um dessalinizador, uma bancada de bombas em série e em paralelo com conjunto de manômetros, medidor digital de vazão e conjuntos eletro-bomba com varias potencias, e tambem equipamentos como molinete, ecobatímetro, turbina Pelton, e dispositivo para cálculo de perda carga em tubulações retilíneas e em conexões, incluindo Venturi e válvula de fechamento rápido. Possui barco de alumínio, medidores de nível piezométrico para poços com cabo de 300 metros, sondas multiparamétricas, medidores de condutividade e salinidade de campo.

Dispõe-se também no Campus da UFPE de uma área de 150 m2 a céu aberto para estudos hidrológicos, e em especial de manejo de águas pluviais em área urbana. As áreas de testes de Hidrologia situam-se nos municípios de Recife, Olinda, Vitória de Santo Antão e Pesqueira, sendo esta última em convênio com a Universidade Federal Rural de Pernambuco. As áreas possuem todos os equipamentos e instrumentos necessários para aquisição de dados, tais como estações meteorológicas para aquisição de dados de chuva e vazão, sensores de temperatura, umidade do ar, velocidade do vento, tensiômetros, pluviômetros para leituras manuais e também com aquisição automática de dados, tanques evaporimétricos, tubo de acesso para sonda de nêutrons, réguas liminimétricas, piezômetros, permeâmetros Guelph, poços com várias capacidades de produção, medidores de umidade do solo do tipo TDR, sensores de nível da água de barramentos, reservatórios para monitoramento do transporte de sedimentos, etc., além de veículos (Doblo Fiat e Sprinter Mercedes-Benz) para os trabalhos de campo.

Laboratório de Saneamento Ambiental

O LSA foi fundado em 1986 e iniciou suas atividades dando suporte aos trabalhos relacionados com ensino, pesquisa e extensão em saneamento ambiental, que ao longo dos anos foi se ampliando do saneamento básico para a engenharia e tecnologia ambiental. Ao longo dos seus 33 anos (em 2019), o LSA sofreu melhorias significativas, aumentando a área física original de 50 m2 para cerca de 1000 m2. Isso fortaleceu a competência analítica e de pesquisa em físico-química, bacteriologia, microscopia, cromatografia líquida e gasosa e biologia molecular. Trabalhos de campo para monitoramento de estações de tratamento de esgotos (ETEs) domésticos e industriais, qualidade de água superficiais e subterrânea, contaminação de manguezais, biorremediação e água de produção, são realizados com o uso de veículos próprios (carros e barcos) e uma grande variedade de instrumentos portáteis e de campo. O Laboratório de Saneamento Ambiental possui ainda uma área experimental junto à Estação de Tratamento de Esgotos da Mangueira em Recife, próximo ao campus da UFPE. Nesta área, existem instalações piloto com diversas configurações de reatores para tratamento, pós-tratamento e reuso de águas residuárias e lodo.

Atualmente o LSA ocupa três áreas físicas distintas em edifícios do CTG: a primeira ocupa uma área de cerca de 300 m2 é onde são realizadas as análises físico-químicas, microbiologia convencional (determinação de coliformes, E. coli, ovos de helmintos), testes de respirometria, etc. Possui também sala climatizada a 30oC para determinação de atividade metanogênica específica e o potencial de biodegradabilidade anaeróbia. A segunda área está situada ao lado do LSA (Laboratório de Resíduos e Efluentes – LAIRE) e ocupa uma área de cerca de 350 m2. No LAIRE é onde estão instalados uma grande variedade de reatores em escala de bancada além de abrigar os estudos com fitoplâncton (cultivo, detecção, quantificação e identificação de algas e cianobactérias). A terceira área é denominada de Laboratório de Biologia Molecular e Tecnologia Ambiental (LABIOTA), foi transferido no início de 2019 do LSA para o prédio do LITPEG onde ocupa uma área de 350 m2. No LABIOTA encontra-se os setores de cromatografia e biologia molecular. Ele está equipado com cromatógrafo líquido, gasoso, iônico, cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas, um cromatógrafo líquido acoplado a um espectrômetro de massas com triplo-quadrupolo, analisador de carbono orgânico, inorgânico e nitrogênio total, microscópios ópticos e de fluorescência (FISH), equipamentos para PCR, e eletroforese em gel de gradiente desnaturante (DGGE). Destaca-se que o LABIOTA é uma das Unidades de Pesquisas do LITPEG e recebeu credenciamento da ANP nº 657/2015.

Laboratório de Métodos Computacionais em Geomecânica - LMCG

Laboratório de Métodos Computacionais em Geomecânica - LMCG

O Laboratório de Métodos Computacionais em Geomecânica iniciou suas atividades em 2003 e tem sido referência em pesquisa e consultoria para empresas de engenharia, especificamente nas áreas de riscos ambientais na extração de recursos minerais, além da obtenção de financiamento por agências de fomentos. Sua principal linha de pesquisa tem sido a modelagem numérica de fenômenos acoplados (multi-física) em meios porosos aplicada às Engenharias de Petróleo e de Meio Ambiente. O LMCG desenvolve programas de elementos finitos capazes de resolver simultaneamente os problemas termo-hidro-mecânico e geoquímico, onde vários níveis de acoplamento são permitidos, inclusive o totalmente implícito via Newton-Raphson. Tambem desenvolve modelagem constitutiva do comportamento tensão-deformação dos solos (saturados e não saturados) e rochas (salinas, frágeis e argilosas), além da implementação de modelos (visco-)elasto-plásticos e de (visco-)dano considerando o efeito de variáveis ambientais como temperatura, pressão capilar e concentrações salinas no comportamento constitutivo do material. Muitas ferramentas numéricas desenvolvidas pelo LMCG têm sido aplicadas ao longo dos anos a casos reais de obras de geotecnia (barragens e túneis) e na reprodução de ensaios da geotecnia ambiental em escala real (barreiras para armazenamento de resíduos). Recentemente várias implementações têm sido feitas em problemas da Engenharia de Petróleo, como a análise numérica da estabilidade de poços em rochas frágeis e a simulação de reservatórios com acoplamento geomecânico. Os docentes do LMCG tem participação na Rede de Simulação e Gerenciamento de Reservatórios (SIGER) e também participa do Programa de Recursos Humanos da ANP (PRH-26). O LMCG atua integrado com outros laboratórios do LITPEG, tal como a Unidade de Pesquisa de Processamento de Alto Desempenho em Mecânica Computacional (PA-DMEC-UFPE, credenciamento ANP nº: 0390/2014) e a Unidade de Pesquisa Pesquisa em Simulação e Gerenciamento de Reservatórios (SIGER, credenciamento ANP nº:0425/2014).

Laboratório de Transportes - LAB-T

Laboratório de Transportes - LAB-T

O Laboratório de Estudo e Pesquisa em Transportes (LAB-T) realiza pesquisas nas áreas de gestão e economia dos transportes; mobilidade urbana; e planejamento e operação de transportes. O LAB-T ocupa uma área de 310m² no 9º andar do prédio administrativo do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG). Atende as atividades da Graduação (iniciação científica, estágios curriculares e trabalhos de conclusão de curso) e da Pós-Graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado). É dotado três salas de aula multimídia, salas individuais para os docentes, espaço de convivência, uma sala de reuniões, uma biblioteca com diversas publicações da área de transportes em português, inglês, francês, alemão e espanhol. Além disso, há uma recepção e duas salas equipadas com computadores para o trabalho dos pesquisadores e de alunos-bolsistas de graduação e pós-graduação. O LAB-T tem se consolidado em termos de inserção social, por meio de convênios com empresas públicas e privadas nas áreas de mobilidade, transporte público, planejamento urbano e uso do solo, acessibilidade, engenharia de trasnporte.