PPGEC

O Programa O Programa

Áreas de Concentração

CONSTRUÇÃO CIVIL

Coordenador Coordenador:

  • Arnaldo Carneiro

A área de Construção Civil busca pesquisar, desenvolver e testar as soluções para os desafios tecnológicos constantes da indústria da construção civil. Para resolver esses desafios tem como método o estudo da microestrutura dos materiais, a análise experimental, numérica ou analítica das estruturas e o estudo da gestão da construção civil. O caráter multidisciplinar dos temas de pesquisa desenvolvidos permite a interação com profissionais de outras engenharias, a exemplo química e de materiais, e das áreas das ciências básicas, a exemplo matemática, física e química. Dentre as linhas de pesquisa, destacam-se:  o estudo materiais de construção civil convencionais e não convencionais (resíduos) e a gestão e inovação de tecnologia de processos construtivos.

ESTRUTURAS

Coordenador Coordenador:

  • Renato Motta

A área de Estruturas busca pesquisar, desenvolver e testar as soluções para os desafios tecnológicos constantes da indústria da construção civil. Para resolver esses desafios tem como método a análise experimental, numérica ou analítica das estruturas. Dentre as linhas de pesquisa, destacam-se: segurança contra incêndios em edificações, aplicações a projeto de concreto armado, dinâmica estrutural, análise de confiabilidade e otimização estrutural aplicada, e análise da integridade de dutos corroídos.

GEOTECNIA

Coordenador Coordenador:

  • Odete Mariano

A área de geotecnia tem ampla atuação nos âmbitos computacional e experimental da análise do comportamento dos solos. Com forte caráter multidisciplinar, a área tem atraído não apenas engenheiros civis, mas também profissionais da geologia. Como principais linhas de pesquisa, destacam-se: Comportamento de solos saturados e não-saturados, com desenvolvimento de modelos teóricos e análise experimental; Geotecnia ambiental, com análise e avaliação de soluções geotécnicas na mitigação de impactos ambientais; Modelagem e simulação numérica, com aplicação de métodos numéricos de simulação capazes de reproduzir o comportamento complexo de geomateriais, Estudos geotécnicos de encostas e planícies, com estudo de aterros sobre solos moles e análise de estabilidade de encostas.

RECURSOS HÍDRICOS

Coordenador Coordenador:

  • Anderson Paiva

A área atua na formação de recursos humanos por meio da condução de pesquisa básica e de inovação, com projetos que tratam da análise de risco e controle de salinidade em aluviões sob agricultura irrigada; hidrometeorologia, hidrologia e hidrogeologia; simulação hidrológica e hidrodinâmica; mudanças climáticas; sistemas de informações e de suporte à decisão; geoprocessamento e sensoriamento remoto; instrumentos econômicos e sociais na gestão de bacias hidrográficas; gestão de recursos hídricos; águas pluviais urbanas e drenagem urbana; recursos hídricos de regiões semiáridas; novas tecnologias; engenharia de água e solo; subsidência do solo pela explotação de água subterrânea; salinização marinha de aquíferos costeiros; e uso sustentável de água subterrânea e aprimoramento de técnicas aplicadas (barragens subterrâneas e filtração em margem, entre outras).

SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL E MODELAGEM APLICADAS A PETRÓLEO E MEIO AMBIENTE

Coordenador Coordenador:

  • Silvana Bastos

O objetivo da Área de Simulação computacional e modelagem aplicadas a petróleo e meio ambiente é de atuar no fomento à pesquisa voltada à indústria petrolífera com expertise na área de produção, atuando no estudo dos meios de melhoria da produção que envolvem simulação numérica, geomecânica e de gerenciamento de reservatórios. Com um caráter multidisciplinar, as ações de pesquisa integram-se à área de exploração, considerando a integração geologia-engenharia com abrangência em métodos geológicos, geofísicos e geoquímicos. De uma forma geral busca-se a simulação computacional de reservatórios com ênfase em formulações numéricas, controle, otimização e gerenciamento da produção sob condições de incerteza, baseada em dados geológicos, contemplando estudos multifísicos (termo-hidro-mecânico e químico), e experimentais da interação rocha-fluido.

TECNOLOGIA AMBIENTAL

Coordenador Coordenador:

  • Maria de Lourdes Florencio

A área atua na formação de recursos humanos por meio da condução de pesquisa básica e de inovação, com foco no desenvolvimento de processos, produtos e serviços para atendimento das demandas atuais nas áreas de gestão ambiental, tratamento e reuso de efluentes domésticos e industriais, produção de compostos de valor agregado associado a partir de resíduos, remoção e recuperação de nutrientes de águas residuárias, biorremediação de áreas degradadas, além de isolamento e aplicação de microrganismos.

 

TRANSPORTES E GESTÃO DAS INFRAESTRUTURAS URBANAS

Coordenador Coordenador:

  • Anisio Brasileiro

A área de transportes atua no esforço de formar mestres e doutores com foco básico em três linhas de pesquisa, a saber: I) mobilidade urbana sustentável; II) Economia dos Transportes; e III) Planejamento dos Transportes e Engenharia de Tráfego. Como a área atua em uma perspectiva multidisciplinar, recebemos alunos de várias formações além de engenheiros civis, como arquitetos/urbanistas, engenheiros cartógrafos e de produção, estatísticos, geógrafos e até bacharéis em Administração e Direito.